Cervos

Cervos


Cervos é uma freguesia portuguesa do concelho de Montalegre, com 33,07 km² de área e 271 habitantes (2011). Densidade: 8,2 hab/km².Aldeia típica transmontana localizada a 18 km da Vila de Montalegre, distrito de Vila Real.
É considerada por muitos "das mais belas aldeias de Portugal", com uma paisagem plena de natureza, no seu estado selvagem.

Cervos oferece uma arquitectura muito característica das aldeias transmontanas, casas em pedra antiga onde podemos apreciar as sacadas trabalhadas, solares de família, podemos ainda ver os antigos espigueiros tão característicos da zona, tanto como o forno comum da aldeia utilizado ainda pelas poucas famílias da localidade.






Igreja matriz de Cervos com um alpendre abobadado, uma entrada com portão em ferro e, no cimo, dois sinos. No exterior, tem um grande largo com um fontanário, uma capela do Sr. dos Passos,e ao fundo do largo a antiga residência paroquial.

Cervos foi abadia da apresentação da Casa de Bragança, sua donatária.
Em 1839 surge na comarca de Chaves passando, em 1852, para a de Montalegre.
Freguesia do concelho de Montalegre composta pelos lugares de Arcos, Barracão, Cervos, Cortiço, Fontão, Vidoeiro e Vilarinho dos Arcos.
A paróquia de Cervos pertence ao arciprestado de Montalegre e à diocese de Vila Real, desde 22 de Abril de 1922. O seu Orágo é Santa Cristina.


Povoado das Ferrarias

Povoado de Ferrarias


Acredita-se que se localiza neste local um povoado anterior à aldeia de Cervos, onde se observam restos de construções em derrube total. Estas grandes concentrações de pedra, resultante de várias construções, localizam-se na vertente este da Serra do Leiranco, numa chã voltada a Este. Os vestígios distribuem-se por vários hectares de terreno e deixam transparecer que se tratava de um possível povoado de grandes dimensões.

Povoado de Ferrarias







4 comentários:

  1. Belíssima Aldeia! Tem onde dormir e comer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário. De fato a nossa terra é muito bonita. Temos um restaurante no Bairro da Mãe d água na aldeia de Vilarinho e dois cafés, um em Arcos e outro no Barracão. Dormidas ainda não temos, mas iremos ter em breve. No entanto há uma albergaria a menos de 6 km. Tenha um óptimo dia.

      Eliminar
  2. A aldeia mais bonita do concelho de Montalegre!!!

    ResponderEliminar
  3. E sim senhora, e tambem e muito limpa

    ResponderEliminar